Curitiba/ Florianópolis/Foz do Iguaçu/Ciudad del Leste

Tenho fascinação pelo norte e nordeste do país e nunca nutri nenhum desejo de seguir para o sul a turismo, embora ouvisse falar das cidades floridas, limpas e de cultura européia que marcam tais estados. Bom mas se meu projeto é conhecer todo o Brasil antes de rumar para viagens estrangeiras não posso descartar nada. Segui para os dois estados costeiros que me faltavam conhecer em 2008. Chegada com dias chuvosos mas encantadores, gostei muito de Curitiba, o povo é bastante provinciano, recatado mas receptivo; uma coisa meio rural que eu gosto muito. Fiz toda a Linha Turismo onde o usuário paga e recebe uma cartela que lhe dá direito a um embarque e três reembarques, o que permite que a pessoa escolha o ponto turístico que quer conhecer melhor. São com 23 pontos turísticos, deles todos adorei o bairro Santa Felicidade, adorei. Depois fui no trem da Serra Verde até Morretes que é uma viagem lindíssima, segui para Paranaguá que é linda, não podia imaginar uma cidadezinha tão linda; caminhei por todas as ruas que tem uma arquitetura de açoriana inesquecível. Almocei por lá e voltei de ônibus para Curitiba viajando no dia seguinte.
Saí as 23h de Curitiba para chegar a Foz do Iguaçu as 6 da manhã; o passeio as cataratas é gratificante. A principio achei o passeio meio chato, parecia mais uma obrigação ter que conhecer a oitava maravilha do mundo. Depois a medida que ia descendo a mata e sentindo aquele ar úmido e ouvindo um barulho cada vez maior de água caindo, me misturando com pessoas de várias nacionalidades fui saboreando o mais o passeio.
Sabe que não adianta alguém me dizer que gostou ou não de algo se eu mesma não provar. Assim foi com a catarata, me emocionei!!!! Quando cheguei por fim pertinho e vi aquelas nuvens nascendo das águas tocou meu coração. Lembrei de quando as professoras de ciência simulavam o nascimento de uma chuva fervendo uma caneca de água e fazendo evaporar. Que aula lastimável, todas as aulas de ciências deveriam iniciar no Foz do Iguaçu, imaginem só as crianças verem as nuvens se formando ali pertinho delas... que máximo seria, fui também a Usina de Itaipú só por conhecer; queria conhecer a única mesquita muçulmana da América do Sul e um templo budista que tem lá mas não deu, a mesquita estava fechada e não tive tempo para o templo. De Foz segui para Ciudad Del Leste que não suportei, segui em frente fui até a rodoviária deles e peguei aqueles caminhões coloridos disfarçados de ônibus rumo a um lugar distante só para ver como era. Não me aventurei mais porque não tinha muito tempo mas o meu desejo era ir até Assunción dessa forma, depois soube que há um trem que sai do Rio para o Paraguay e Argentina e coloquei nos meus futuros roteiros. Por isso voltei e segui para Florianópolis pela costa, praias lindas.
Não quis ficar muito tempo em Florianópolis, fiquei num hotel distante em Cacupé e isso me dificultou circular mais. Mas foi uma ótima viagem de boas lembranças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário